HISTORIAL


CEPDC
O Centro de Estudos para o Desenvolvimento Comunitário é um ambiente de integração de atividades de investigação científica que congrega um ou mais Laboratórios e/ou Núcleos e/ou Grupos, com pesquisadores e alunos, para desenvolver projetos de grande porte ou em cooperação com órgãos de governo, empresas públicas e privadas e institutos de pesquisa científica e tecnológica.
O CEPDC tem uma diretriz temática e assume o papel de posicionar o desenvolvimento comunitário como referência no desenvolvimento do Estado moçambicano. Sua atuação é preferencialmente multidisciplinar, envolvendo pesquisadores de diferentes áreas de formação, como forma de qualificar os projetos pela complementaridade entre as áreas de conhecimento.
O CEPDC é representado por um grupo de pesquisadores moçambicanos credenciados pelas universidades nacionais e internacionais que se dedicam em pesquisas na área de Ciências Humanas e Sociais (Educação, Economia, História, Sociologia, Política, e Religião,). O termo DC aparece expressa nas pesquisa e artigos elaborados pelo grupo como um sentimento de isolamento ou mesmo perda dos valores que deviam guiar a sociedade e as vezes pode aparecer como nostalgia e tentativas de resgate desses mesmos valores. Actualmente o grupo é representado pelo Dr. Nordito Hilário Pente, licenciado em ensino de História pela Universidade Pedagógica de Moçambique e técnico em Políticas Públicas para Educação de Campo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Curriculum Lattes).